2006/03/27

 

Professor José de Sousa Esteves

Peço a António Capucho que dê o nome de José Esteves a uma rua de Cascais.

Encontro o professor com alguma frequência no Shopping ou no Jumbo onde ele se desloca todos os dias por via das sopas, dos livros, dos CDs e das fotografias. (São originais os auto - retratos de aniversário). É assim que ele se alimenta.

Nutrição frugal para um octogenário cuidadoso, literatura e música, a que eu acrescento, muita vontade de viver para ver o mundo mudar.

É com crescente ternura e respeito que o revejo desde os meus 12 anos, no Liceu de Oeiras, reconhecendo que o tempo cimenta a amizade.

Foi ele que em meia dúzia de palavras e exemplos me mostrou para que serve o Desporto que ele professa, que não os outros desportos que condena, o que é “espírito de grupo” e o que é viver com e para um objectivo. Saberes que tanto servem no rectângulo do jogo como, no da vida.

Com o seu sorriso simpático e a sua memória impressionante, reconhece a maioria dos seus milhares de alunos pelo nome completo. Conta de cada um, pormenores de que já nem nós nos recordamos.

Vive em Cascais, este exemplo de democrata, caprichosamente na rua Marechal Carmona, um não democrata, no numero 864, há cerca de 50 anos.

“Luís Evaristo Pereira de Sousa” diz – me ele enchendo – me de uma gratidão e algum receio que se justifica muito para além de ter decorado, há meio século, o meu nome de aluno traquina, porque admito ser ele possuidor de alguma ciência ignota, que lhe permitiu conhecer mais dos seus alunos que eles próprios.

E minha vida académica, confesso, não é para emoldurar.

“Todos conhecemos as ideias e o magistério do prof. José de Sousa Esteves, nos domínios da pedagogia e do desporto. Mas, para mim, ele está de modo particular ligado á sua acção na Academia de Coimbra, durante os anos da 2ª Guerra Mundial, e do período que imediatamente se lhe seguiu. Cristão, democrata e socialista, corajoso interventor nas lutas pela liberdade, pela justiça, pela dignidade humana, a sua actividade cívica foi sempre um compromisso para com a sua consciência e uma exigência de quem tem mais para dar que a receber.”

Quem o disse foi Salgado Zenha seu amigo durante muitos anos, até á hora da morte.

Zenha, um dos muitos, milhares de amigos, porque não houve um único aluno que não sentisse admiração por aquele professor que procurava semear em cada um de nós a vontade de modificar o mundo. Pelo menos o nosso que tanto poderia ser o da turma, da equipa, do Liceu ou do País.

Sociólogo do desporto autor de trabalhos fundamentais, respeitado e estudado em muitas faculdades europeias e americanas, o velho professor hoje, ainda terá uma palavra a dizer , se lha derem.

Os admiradores, são gente anónima, ou até Presidentes da Republica. Para Jorge Sampaio “José Esteves tem a qualidade de nos fazer pensar. As suas perguntas são uma fonte inesgotável de reflexão…. As suas práticas não contradizem nunca as suas teorias. …É sempre o mesmo cidadão que não se demite do seu papel de”consciência critica” e que não cala a sua indignação perante “todos os racismos...”

Não seja por, nos seus 86 anos ter sido algumas vezes incómodo, para políticos bem acomodados, para pensadores de circunstância, para instituições de acções dúbias, que José Esteves, não tenha o seu nome numa rua da nossa “cidade”. Lembro que são os incómodos, quem faz andar o mundo.

Será uma honra para Cascais e seremos muitos a ficar felizes. Contudo, jamais ficaremos com a ideia de que alguma vez retribuiremos o muito que o “velho professor” nos legou nas suas aulas, nos seus livros ou no seu dia – a- dia.

E para que se saiba, e o comprometa, termino com as palavras de António Capucho, o nosso Presidente na contra -capa de um dos seus livros; “José Esteves foi meu professor no Liceu de Oeiras. Foi um dos raros professores que nos marcaram positivamente para o resto da vida. Sabia tornar atraentes as aulas de Ginástica, mesmo para aqueles que não tinham especial aptidão física. Sabia também adivinhar em nós a existência deste ou daquele problema pessoal, e discretamente, abordar – nos criando o ambiente de intimidade indispensável para o necessário desabafo sem paternalismos e uma infindável capacidade de compreensão”.

Então António Capucho onde está a dúvida? De que estamos à espera? Merece ou não merece?

(Enviado por email por Luis Pereira de Sousa)

Comments:
Caro Luís Evaristo, Hoje voltei à leitura do teu "O professor da minha Vida" que continua a tocar-me profundamente. O Professor Esteves, apesar de ser professor dos rapazes do nosso tempo do Liceu de Oeiras, era muito querido e estimado também pelas raparigas. Sempre muito cordial e simpático com todos. Também eu costumava cruzar-me com o Professor nas suas idas quase diárias ao Jumbo de Cascais. Porém, hà muito que deixei de o ver e perguntando por ele a um ex-colega nosso, foi-me dito que havia sido homenageado pela Câmara Municipal de Cascais(?. Lembrei-me logo do "pedido" que formuláste ao então Presidente Capucho, para que desse o nome do Professor a uma das ruas de Cascais... mas, nada encontrei sobre tal hipotética homenagem. Assim, espero que não desistas e que voltes ao assunto, agora com o novo Presidente que, mesmo se não tiver sido seu aluno, se interesse pelo caso e dê um despacho favorável ao teu pedido, enquanto o Professor José Esteves está entre nós.

Obrigada, Luís e um abraço.
Marcelina
 
Vim aqui joje, por mero acaso. Fiquei surpreendido por esta página que afinal tem uma razão de ser e de ser conhecida.
Devo acrescentar ao meu texto supra que até 2009 tentamos prestar a homenagem a que nos referiamos. Capucho também ele grato ao n/ professor tentou: levou a proposta à assembleia Municipal que a aceitou por unanimidade. Estava em causa dedicar - lhe o nome de uma rua junto á Guia. Não seria apenas uma rua mas uma bela avenida virada para o mar e para o futuro.
Logo que José Esteves tomou conhecimento, escreveu documento em que recusa tal homenagem e acrescenta que só aceita ser lembrado no Jardim das Utopias.
Na verdade esqueceramo - nos, eu, Capucho e milhares dos seus alunos que o Mestre nunca se colocou em bico dos pés sem que não fosse para dizer com sinceridade e frontalidade o que pensa e o que sonha para os homens do seu país.
Mas, nos nossos corações ele que hoje já conta 93 lúcidos anos, permanecerá sempre com a nossa gratidão.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?

  • Política de Privacidade